APOLOGÉTICA CRISTÃ
Ética cristã se traduz pelo comportamento diário do cristão nas mais variadas situações enfrentadas em nosso tempo. Essa disciplina pode ser entendida como um manual prático da conduta do cristão. Assim como temos Provérbios no Antigo Testamento e Tiago no Novo Testamento que estão recheados de conselhos e orientações para todos, em todo o tempo.
Assim também é o nosso “código de ética cristã”, onde encontramos uma diversidade de assuntos atuais fundamentados biblicamente e não meramente em conceitos denominacionais.
Os organizadores deste trabalho focam em assuntos oportunos e atuais, alguns mais delicados como família, sexualidade, outros relacionados ao profissional e a responsabilidade social, e até os fundamentos da ética no culto a Deus e a ética pastoral.
Com equilíbrio relacionam grandes nomes de Escritores e Teólogos que são citados ao longo do texto compilado, enriquecendo o conjunto de informações para o Ministro, membro, aluno e os que se interessam pela temática, que muito bem-organizada abre discussão para uma releitura de assuntos divergentes, ao mesmo tempo em que, sutilmente exorta-se a andar no caminho, ou até mesmo retornar a ele. Vivemos em meio a uma sociedade conhecida como “pós-moderna”, que tem perdido seus valores, éticos e morais.
Esse material resgata através do texto bíblico como o cristão deve se comportar diante de situações inusitadas e convencionais de uma sociedade alienada ao sistema degradante e maligno, portanto precisamos ter uma consciência ética e moldá-la as Escrituras Sagradas. “a consciência ética surge com a desconfiança de que os valores morais da sociedade – ou os meus – encobrem algum interesse particular não confessional ou inconsciente… os interesses particulares colocados acima do bem da coletividade… ou é negada aos seres humanos a sua liberdade e a sua dignidade em nome de valores petrificados ou de pseudoteorias”. (SUNG, 2002,P.22) Recomendo a todos esse material e ovaciono mais uma vez a Fabi e seus organizadores, por tal cuidado e dedicação na educação cristã, além de contribuir para edificação do Reino de Deus. Se aplique nesse estudo e seja um cristão melhor que honre o significado da palavra cristão: “um pequeno Cristo”, ou seja, “que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros de seus mistérios de Deus (1 Co 4.1)”.