PNEUMATOLOGIA
Chegamos, neste momento, diante de um dos mais importantes assuntos tratados nas Escrituras Sagradas: O Espírito Santo, a terceira Pessoa da Trindade. O estudo em Pneumatologia (Doutrina do Espírito Santo) é de grande relevância no estudo teológico cristão, pois é um assunto que está em primeiro lugar entre as verdades redentoras nas Escrituras.
Todos os livros da Bíblia, com exceção das epístolas 2 e 3 de João, mencionam claramente ou, de alguma forma, fazem referências à obra do Espírito Santo no mundo. Aquele que é responsável pela vida no universo inteiro criado por Deus (Gn 1.2; Jó 33.4); também responsável pela nova vida e liberdade em Cristo Jesus (Rm 8.1,2).
O Espírito Santo é também responsável pela ressurreição – a ressurreição de Cristo, e também a ressurreição dos santos (Rm 8.11) que é garantia da plena vitória sobre a morte concedida por Ele mesmo, nosso penhor, através da Sua habitação em nós (Ef 1.13,14; 2Co 5.5). Tudo isso sendo nos informado em razão de ser Ele mesmo o Supremo Autor e Inspirador das Escrituras (2Tm 3.16 e 2Pe 1.21).
Entretanto, falar do Espírito Santo, um assunto tão vasto e relevante, é como ir a busca de colocar o oceano dentro de um balde. Os limites da nossa mente finita são logo extrapolados; jamais poderemos exaurir (esgotar por completo) tão rico conteúdo. Mas, o próprio Espírito Santo é nosso Mestre por excelência (1Co 2.13).
Assim, dentro do objetivo proposto para esse trabalho, falaremos um pouco de Sua Natureza e Obra; falaremos de sua obra e atividade no Antigo Testamento que era mais esporádica em tempos distintos, e sua obra e atividade no Novo Testamento atuando de forma específica no mundo e nos homens através da igreja.
Falaremos dos pecados que se pode cometer contra Sua pessoa; da sua obra por meio do revestimento pelo batismo no Espírito Santo e os dons espirituais; bem como seu importante papel, auxiliando o cristão na prática da oração e na vida cristã.
O Cristianismo é o que é por causa da pessoa do Espírito Santo, isto é, não pode haver um Cristianismo vivo sem o Espírito Santo. Somente Ele pode tornar real tudo o que a obra de Cristo possibilitou para nós.