HERMENÊUTICA
Esse módulo apresenta um assunto de muita importância, senão o de maior relevância entre as disciplinas do curso teológico, pois a maior dificuldade do estudante de teologia é se desvincular do achismo e estabelecer uma interpretação criteriosa a partir das ferramentas que a hermenêutica nos fornece. E, se são ferramentas, precisam ser usadas corretamente para não ocorrerem falácias, pois existem perigos e possíveis equívocos na interpretação da Bíblia.
Estudaremos no primeiro momento as definições e conceitos de “Exegese” e “Hermenêutica”, portanto é imprescindível que os conceitos fiquem claros, haja vista a Hermenêutica não ser uma exclusividade da Teologia. Várias outras disciplinas se utilizam da hermenêutica para fundamentar suas teorias, como por exemplo, a área do Direito que é a que mais versa sobre o assunto.
Partindo desse pressuposto, nosso objeto de estudo está ligado diretamente a uma hermenêutica teológico-bíblica. Analisaremos também, as implicações básicas da hermenêutica geral e a especial.

As lacunas temporais, filosóficas, culturais, linguísticas e gramaticais devem ser analisadas no texto com seu contexto para evitar no pós-texto, um possível pretexto que venha torcer o sentido que o autor intencionou dar e assim vir macular a interpretação. As figuras de linguagem também ocupam seu valor interpretativo em razão de esclarecer a chamada de atenção do autor para aquela mensagem, bem como destacar ao leitor determinada relevância naquela ocorrência literária. Destarte, para um aproveitamento maior, procure praticar e exercitar cada ferramenta.
Responda aos questionários ao fim de cada capítulo, esclareça dúvidas pertinentes ao conteúdo, leia livros citados na bibliografia e faça da hermenêutica uma prática ao examinar as Escrituras Sagradas, pois são elas que testificam do Senhor. Igualmente, recomendamos nesse módulo quando aplicado de forma presencial, que sejam feitas oficinas de interpretação, ou seja, uso das ferramentas hermenêuticas em pequenas perícopes (recorte de um pequeno texto para análise hermenêutica) para maior fixação do conteúdo proposto