BIBLIOLOGIA
Estudaremos nesse módulo A Teologia Sistemática, Bibliologia. A proposta é trazer um panorama da formação e do conteúdo da Bíblia.
Traz também detalhes de como ocorreu a formatação de um vocabulário que saiu dos cuneiformes, dos hieróglifos, dos diversos signos existentes na história desde tempos da conhecida Idade Antiga até nossos dias, com o advento da prensa de Gutenberg com os tipos móveis, depois os linotipos, as placas, e por fim tudo isso aplicado ao papel, proporcionaram um avanço da imprensa que beneficiou a distribuição da Bíblia por todo o mundo.
Seguido desses detalhes vamos observar como foi formada a estrutura da Bíblia com suas divisões existentes no Antigo e Novo Testamento.
As línguas originais em que foram escritas, bem como as diversas versões e traduções elencadas. Vale a pena ressaltar que de acordo com o Ethnologue*, existem quase sete mil línguas no mundo e somente pouco mais de duas mil e quinhentas têm as Escrituras traduzidas.
Analisaremos também as teorias da Inspiração conceitos e definições. Com esses detalhes em mãos vamos verificar o que é o “Canon” e qual o processo para um livro ser canonizado.
Os livros deuterocanônicos e os apócrifos, suas implicações para não fazerem parte do Canon das Escrituras, partindo de definições e regras básicas não atendidas para sua integração nas Escrituras.
Um desafio é lançado no final do material: afinal como ler a Bíblia, quais os níveis de leitura são apresentados, qual a importância de ler a Bíblia, razões para a leitura da Bíblia, a utilidade da Bíblia na aplicação diária.
Esses são alguns dos assuntos que abordaremos e sem dúvida será de edificação para todos os alunos e leitores desse material de suporte ao conhecimento da Palavra de Deus. Leia, estude, tire suas dúvidas e seja mais abençoado e próximo das Escrituras.