top of page

TEONTOLOGIA

Estudar Teologia constitui-se em grande privilégio para aqueles que querem prosseguir no conhecimento de Deus. Lembrando que conhecer a Deus, de fato, implica em relacionamento sincero com Ele. A palavra hebraica para “conhecer” é yãdha´ que, justamente, ilustra o relacionamento conjugal (cf. Gn 4.1 e Jz 11.39), um relacionamento pautado na lealdade e na comunhão. A palavra grega é epignosis que tem o sentido de “conhecimento perfeito”, “conhecimento verdadeiro e profundo” (cf. Mt 11.27). Conhecimento espiritual no coração e não simplesmente no intelecto.

Na Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, conhecer a Deus é, acima de tudo, muito mais do que saber que Ele existe. É, na verdade, reconhecê-lo naquilo que Ele é: o Senhor Soberano, que exige obediência, principalmente de seu povo escolhido (Jo 17.3). Esta era advertência trazida pelos profetas, como podemos ver, por exemplo, Oseias 4.1,2,6. No primeiro versículo o profeta adverte o povo de que falta verdade, amor e conhecimento de Deus; no versículo 2 mostra a repetição da violência no meio do povo, por falta do conhecimento de Deus; no versículo 6 alerta contra a decadência do povo porque lhe falta o conhecimento.

 

 

TEONTOLOGIA.png

O procedimento prático para se conhecer a Deus, então, é inicialmente por meio da oração, pela qual exercemos a comunicação pessoal, o relacionamento com Deus (Lc 11.9-13). Aliado à prática da oração, o conhecimento teológico, que adquirimos pelo estudo das Escrituras, deve ter como principal objetivo nos ajudar a não nos conformarmos com este mundo, isto é, não tomarmos a forma deste mundo, mas nos transformarmos pela renovação da mente, para que possamos experimentar (conhecer verdadeiramente) qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Rm 12.2).   

 

Esse Deus de quem falamos que devemos conhecer, é o Deus Todo Poderoso, o Ser incomparável, transcendente e imanente que não poderia ser em primeira instância, conhecido de nós em razão de sua excelência e grandeza. Tampouco conseguiríamos defini-Lo de alguma forma. Contudo, Ele se revelou ao mundo tanto de forma geral como de forma especial, de maneira que se tornou possível buscarmos conhecê-Lo e ainda mais, prosseguirmos nesta busca do conhecimento (Os 6.3). Assim, até onde Ele nos permite, é possível conhecê-Lo e ter experiência com Ele (Jo 1.18 cf. Dt 29.29).  Este é o Senhor Deus que pretendemos conhecer, em parte, agora teologicamente, no estudo a que nos propomos.

 

Seus nomes, pelos quais é descrito em diversos textos bíblicos nos fornecem ampla ideia de Sua magnificência e poder; Seus atributos bem como Sua essência nos ajudam a compreender Sua singular natureza. E, quando a Bíblia nos descreve Seu poder nos Seus decretos, na criação, preservação e também no governo do mundo, podemos entender quão maravilhoso é o nosso Deus!

 

Vale ressaltar que, à medida que o leitor ou o estudante teológico for avançando no texto, deparar-se-á com uma infinidade muito grande de referências bíblicas. A razão disso é que só se constrói teologia com a Bíblia, a Palavra de Deus, de modo que todas as nossas afirmações e argumentações teológicas são e devem ser fundamentadas nas Escrituras, a Palavra de Deus.

 

De fato, é com a Bíblia que aprendemos sobre o Deus Trino, Pai, Filho e Espírito Santo. É através da Bíblia que conhecemos sobre o amor de Deus pelo homem que criou, bem como Seu plano desde tempos eternos para salvar o homem do pecado. É na Bíblia, a Palavra de Deus, que encontramos as respostas para os questionamentos humanos sobre como foram criadas todas as coisas (Hb 11.3); como entrou o pecado no mundo (Rm 5.12); como foi a ação de Deus contra os efeitos do pecado (Jo 3.16); qual é o destino final do homem (Hb 9.27,28), e de todas as coisas (Ap 21 – 22).

 

Portanto, iniciaremos nossa discussão sobre Deus, primeiramente procurando compreender a natureza da Teologia através de sua definição e sua importância. Veremos que a revelação de Deus é o que possibilitou a existência do estudo teológico. Na sequência, entraremos no assunto primo deste trabalho: Deus, Seu Ser, Sua obra e seu relacionamento com o universo por Ele criado. 

bottom of page