top of page

HISTÓRIA DE ISRAEL 

Estamos iniciando mais um módulo do nosso curso. Nesse especificamente vamos trabalhar a História de Israel, que envolve o Antigo Testamento, a partir da chamada de Abrão, e consecutivamente as promessas de Deus feitas a ele e a sua geração, que foi se multiplicando, crescendo em número, ainda que errante, vivendo uma vida nômade.

 

Todavia, atravessaria a história, fazendo história para que o plano da salvação fizesse sentido nas constantes revelações de Yahweh cumpridas em Jesus. As promessas levariam a pequena família de Abrão, que posteriormente seria chamado de Abraão, a se desenvolver em clãs, ou grandes famílias, que os levaram a uma fratria (esse termo no Dicionário Informal é “a reunião de vários clãs”, ou seja, a formação de tribos que levam o nome dos filhos de Jacó).

 

Logo após, sua descendência assume o nome dos seus respectivos líderes tribais e todos juntos assumiram o nome de “filhos de Israel”.

 

H. ISRAEL.png

Nome esse dado pelo anjo na peleja no vale de Jaboque quando houve a “luta” entre Jacó e o anjo. As tribos no Egito cresceram de forma admirável, passando um período de prosperidade e depois com a mudança da dinastia, foram perdendo sua liberdade e passaram a ter uma mão de obra de forma escravista. Cumprindo o tempo falado a Abraão, Yahweh levanta o grande líder Moisés para tirar o povo de Israel, ou seja, os hebreus, do Egito e levá-los a Canaã.

 

No meio do Êxodo, em direção a Canaã o povo de Israel recebe as Leis de Deus através do Decálogo e da “compilação” de diversas Leis feitas pelo líder Moisés. Saindo assim da anomia para a heteronomia e, finalmente depois da Conquista, se estabelecem como uma Nação que influenciaria o mundo da época, e até o nosso, por se tratar de uma Nação escolhida pelo Eterno. A história dessa nação, também conhecida como a História de Israel, a história do povo hebreu ou judeu, foi muito diferente da dos outros povos da Antiguidade.

 

Enquanto os demais ganharam destaque por conquistas militares ou por realizações no campo das artes e das ciências, o povo hebreu destacou-se por ter sido o primeiro a afirmar sua fé em único Deus (Monoteísmo). O registro da história desta nação (história Sagrada) desvenda a revelação que Yahweh faz de Si mesmo ao homem, não só os seus feitos no passado, mas também o plano divino para o futuro da humanidade. Portanto, estudaremos nesse módulo, ações divinas de forma natural, histórica e sobrenatural, ainda que pontual em várias situações, porém todas relacionadas à História de Israel. Observando o cuidado e o zelo do Senhor para que, do seu povo escolhido entre as nações trouxesse a reconciliação, do homem caído, através de Cristo.

bottom of page