ESCATOLOGIA
Este trabalho tem por objetivo apresentar para o estudante de teologia uma visão macro, ou seja, um panorama das correntes das escolas de interpretação escatológicas, abrangendo definições dos termos gregos, bem como definições históricas seguidas da hermenêutica dos conceitos tribulacionistas, milenistas, preteristas, progressistas e futuristas.
John F. Walvoord diz: "A Escatologia bíblica é o ponto culminante da teologia sistemática". Partindo desse pressuposto procuramos entre os escritores e autoridades no assunto interpretações definidas e esclarecidas no intuito de trazer a todos os alunos e leitores uma noção ampla, ou mesmo uma reciclagem, sobre escatologia. É de suma relevância para a Igreja do Senhor Jesus, que está envolvida numa obra sublime do Criador, conhecer acerca da literatura apocalíptica e ter clara e definida a diferença entre a Segunda Vinda (parousia) de Cristo e o arrebatamento da Igreja em todas as esferas de interpretação.
Não há dúvida que existem enormes divergências no ensino dessa disciplina, de modo que não se tem uma linha definida sobre o assunto, abrindo assim para a discursão e o debate que de certa forma nos traz reflexão sobre o tema. Nossa preocupação não são os teólogos que defendem suas respectivas escolas de interpretação, em que por mais que não concordamos, existem métodos definidos sobre o assunto.
Pior que isso são os erros grotescos praticados pelos que se aventuram a defender um assunto que na melhor das hipóteses confundem mais do que explicam, trazendo um prejuízo avassalador para a igreja. Dessa forma, estudaremos neste módulo, conceitos atuais da escatologia, definição de termos teológicos, históricos e métodos de interpretações, colaborando para que o estudante construa uma noção teológica acadêmico-científica do assunto. Isto é importante uma vez que muitos estão sendo doutrinados com fundamentos denominacionais alheios à revelação das Escrituras.