top of page

BIBLIOLOGIA DO AT

Sem sombra de dúvida, a Bíblia é um livro singular. Não há outro que se compare a ele. Por conseguinte, é o único livro que se apresenta como sendo a revelação de um Deus único e verdadeiro, e que visa à revelação da salvação do homem. Aliás, esta é prova contundente do amor divino: revelar-se ao homem. E esta revelação ficou registrada na Bíblia.

 

Embora outros livros busquem a autenticidade de ser a revelação de Deus, não podem, no entanto, demonstrar provas de tal afirmação. A Bíblia, no entanto, demonstra ser a Palavra de Deus ao mundo como também traz as provas, não apenas pelos fatos nela narrados (narrações históricas, cumprimento de profecias), como também pela influência que traz às pessoas ou nações que a ela se apega. A Bíblia, embora tenha sido escrita por diferentes autores ao longo de dezesseis séculos, é um livro único, cuja “unidade é dinâmica baseada na continuidade da atuação de Deus nos dois Testamentos”.

 

BÍBLIOLOGIA A.T.png

Todos nós somos testemunhas de que o Antigo Testamento continua falando até hoje, trazendo iluminação indispensável a todos os que o leem como Palavra de Deus. No Antigo Testamento temos a base firme e irretocável para compreender a razão da existência do Novo Testamento no qual se revela a Pessoa bendita de Cristo Jesus (Evangelhos); a explanação de sua obra redentora (Epístolas); e a consumação de todas as coisas (Apocalipse).

 

Deixar de atentar para um conhecimento cuidadoso desta parte das Escrituras é falhar seriamente e “cortejar a tragédia de bloquear a luz sem a qual a mensagem neotestamentária de Jesus, o Cristo, não pode ser discernida com clareza”. Neste módulo estudaremos a Bibliologia do Antigo Testamento, que é na verdade, um estudo introdutório da Parte I das Escrituras. Daí podermos também denominar essa disciplina como Introdução ao Antigo Testamento.

 

Introdução aqui tem o sentido de abrir caminho para o conhecimento de algo, no caso, as Escrituras bíblicas. Venderemos, neste estudo, não um enfoque profundo e analítico dos livros do Antigo Testamento, mas uma visão parcial em que as informações básicas como tema, autor, conteúdo e até mesmo as razões por que foram escritos tais documentos, serão abordadas de uma maneira simples, porém informativa para o estudante.

 

O presente estudo é, portanto, o abrir, para todos aqueles que se interessam pelo estudo das Sagradas Escrituras, um convite para um aprofundamento maior, no decorrer da carreira estudantil teológica, às maravilhas encontradas nas Sagradas Letras.

bottom of page